Quais são os cuidados necessários no manejo de morcegos?
Realizar o serviço de controle de morcegos é uma missão importante e delicada, visto que o extermínio da espécie é ilegal segundo a legislação brasileira.
Esse tipo de atividade é regulamentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), garantindo a proteção de um animal que possui importância no ecossistema, com funções como a eliminação de insetos e a polinização.
Para que o controle seja feito de forma adequada, uma série de medidas são adotadas. Primeiramente, é importante identificar com qual espécie de morcego estamos lidando. No Brasil, alguns dos morcegos se alimentam de frutas, insetos ou sangue, sendo essa última espécie capaz de transmitir raiva.
Com a identificação e a inspeção realizadas, é iniciado um processo de retirada destas pragas. A instalação de válvulas de exclusão unidirecionais e o uso de repelentes naturais, como produtos a base de óleos naturais, são algumas das opções para afastá-los de um ambiente ocupado.
Já com os morcegos fora do local, a vedação de entradas e saídas, como rachaduras e frestas, é realizada para evitar que eles retornem. Por fim, um processo de higienização é feito para eliminar dejetos e resquícios que possam transmitir doenças.
Esse tipo de serviço precisa ser feito por profissionais regularizados, com experiência no manejo. A Sulpragas realiza o controle de morcegos de forma eficiente, dispersando as pragas e tomando os cuidados necessários para que as regras da legislação sejam cumpridas.