A primavera é conhecida como a estação das flores e dos ambientes coloridos. No entanto, também é um período em que há um aumento na população de insetos. Isso ocorre porque as condições climáticas, como as temperaturas mais altas e a umidade, são favoráveis à reprodução dos insetos.
É comum que ao circular pelas ruas, possamos encontrar muitos insetos pousando em árvores frutíferas e plantas. Entre eles podemos citar as abelhas e camoatins, dois pequenos voadores muito importantes para a natureza. O problema é que, apesar de desempenharem importantes papéis na natureza, eles podem ser um risco aos humanos.
É hora de saber como agir caso você se depare com um ninho destes insetos.
O que são os camoatins?
As comuns vespas, são conhecidas no Rio Grande do Sul como camoatins. Estes voadores costumam migrar para a formação de uma nova colônia durante a primavera e o verão e os adultos se alimentam de pólen e néctar, enquanto seus filhotes se alimentam de insetos capturados pelas operárias.
Uma curiosidade, é que assim como as abelhas, os camoatins produzem mel, que também pode ser consumido pelos humanos. Porém, por conta de seus favos finos, é difícil extrair este mel.
Por que estes insetos são perigosos?
Enquanto as abelhas perdem o ferrão ao picar o humano, os camoatins mantêm esta parte de seu corpo, tornando-os mais perigosos em caso de ataque.
No caso das abelhas, existem diferentes espécies, onde algumas são mais ameaçadoras do que outras.
A picada destes insetos é bastante dolorida e geram inchaço no local, podendo ser um grande risco a pessoas com alergia. Portanto, tentar se livrar de colmeias e ninhos por conta própria nunca deve ser uma opção.
Vale destacar que os insetos atacam os seres humanos quando se sentem ameaçados, onde a picada é seu mecanismo de defesa. Por isso, é importante estar atento aos ambientes externos, evitando tocar em flores e árvores e observando os arredores. As crianças e os animais de estimação devem ser protegidos.
Conte com a ajuda de uma equipe especializada
Em hipótese alguma coloque fogo no ninho destes insetos, pois poderá causar um incêndio ou ser atacado. Como estes insetos exercem um importante papel para o meio-ambiente, é necessário preservar sua existência. Ao avistar o ninho, entre em contato com uma empresa especializada, que conta com acessórios e vestimentas adequadas para realizar a remoção de maneira segura para todos.
A Sulpragas é especialista no manejo de abelhas e camoatins, atuando com cuidado e segurança para garantir que estes insetos sejam preservados. Para saber mais, entre em contato conosco!